suicídio
Leila Mariza HildebrandtI, Franciele ZartII, Marinês Tambara LeiteIII
I Enfermeira, Mestre em Enfermagem Psiquiátrica, Docente, Centro de Educação Superior Norte (CESNORS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: leilalhildebrandt@yahoo.com.br.
II Enfermeira. Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: fzarti@yahoo.com.br.
III Enfermeira, Doutora em Gerontologia Biomédica, Docente, CESNORS, UFSM. Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: tambaraleite@yahoo.com.br.
RESUMO
O objetivo deste estudo foi conhecer e analisar as razões que levaram adolescentes a tentar suicídio e os métodos por eles utilizados para concretizar este evento. Pesquisa descritiva, desenvolvida em uma instituição hospitalar localizada em um município do Rio Grande do Sul, em 2007. Para a coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada. Os sujeitos de pesquisa foram três indivíduos que tentaram o suicídio, com idade entre 13 e 18 anos. A análise dos dados seguiu os passos estabelecidos para análise temática em que foi construído um tema que aborda sobre os métodos e os motivos que levam adolescentes a atentarem contra a vida. Identificou-se que os conflitos familiares representaram a principal causa das tentativas de suicídio entre os participantes estudados. O suicídio na adolescência constitui-se em um tema que merece debate e requer programas preventivos e informativos para minimizar a ocorrências desse ato.
Descritores: Tentativa de suicídio; Comportamento do Adolescente; Enfermagem.
ABSTRACT
This study sought to know and analyze the reasons why adolescents attempt suicide and the methods used by them to achieve this event. Descriptive research, developed in a hospital located in a municipality of Rio Grande do