Suicidio
As taxas elevadas entre os mais velhos ocorrem no mundo todo. Há vários fatores associados, como a perda de parentes referenciais, sobretudo do cônjuge, solidão, existência de enfermidades degenerativas e dolorosas, sensação de estar dando muito trabalho à família e ser um peso morto, abandono, entre outros.
Recente estudo da Escola Nacional de Saúde da Fiocruz tentou compreender as razões e as circunstâncias dos suicídios entre idosos acima de 60 anos. Segundo o trabalho, 54% dos municípios brasileiros já registraram casos de suicídios nessa faixa etária. Dos 50 municípios brasileiros com os índices mais elevados de mortes, 90% estão no Sul. Outra constatação foi que 51% dos suicídios de idosos ocorrem em casa.
Outro ponto da pesquisa que chama a atenção: 67% dos idosos que cometeram suicídio estavam em atendimento em serviços de atenção primária nos últimos 30 dias de vida e até meia semana antes de cometerem o ato. Isso mostra o quanto é preciso intensificar programas de atenção ao idoso e seus familiares no sistema de saúde.
As mortes por suicídio aumentaram
60% nos últimos 45 anos, segundo a OMS.
Dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal referentes a 2012 mostram que pelo menos duas pessoas tentam se suicidar por dia no DF. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atende 69 chamadas mensais que resultam em uma média de sete suicídios consumados. O DF, com uma taxa de 5,3 suicídios por 100 mil habitantes, aproxima-se da média nacional, que é de 5,7 mortes, segundo dados do Ministério da Saúde.