sudeste
A Região Sudeste do Brasil é uma das regiões definidas pelo IBGE, composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espirito Santo. Esta região é por excelência uma terra de transição entre a região Nordeste e a região Sul. Para se fazer essa divisão foram usados critérios como semelhanças naturais, tais como relevo, clima, vegetação, e solo, bem como afinidades socioculturais.
A região Sudeste brasileira é uma das mais ricas, não só economicamente, mas sim em questão cultural. É rica também na culinária a história que ela carrega entre outros.
Hidrografia
A Região Sudeste tem ao norte e nordeste o Estado da Bahia, a oeste e noroeste os Estados de Mato Grosso do Sul e Goiás, a leste sudeste o Oceano Atlântico e ao sul e ao sudoeste, o Estado do Paraná. Formada pelos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a Região Sudeste ocupa uma área de 924.266 km2 equivalentes a 10,86% do território nacional, onde se concentravam 67.000.738 habitantes, correspondentes a 42,65% da população brasileira. A região apresenta vários rios importantes, como o Rio Tietê, Rio Paraíba do Sul, Rio Paraná, Rio Piracicaba, Rio Doce. A região também apresenta a nascente do rio São Francisco, na serra da Canastra em Minas Gerais. Os rios da região são utilizados para navegação, mas principalmente para a produção de energia elétrica através de usinas hidrelétricas Os rios da bacia do São Francisco e da bacia do Paraná banham essa região. Existem outros rios importantes: Jequitinhonha, Doce, Paraíba do Sul e Ribeira do Iguape. Eles deságuam no oceano Atlântico. Os rios da região Sudeste são aproveitados para a produção de energia elétrica. As principais usinas hidrelétricas instaladas nessa região são: Complexo Hidrelétrico de Urubu punga, no rio Paraná;
Usina Hidrelétrica de Três