Sucessão no mundo corporativo
1. INTRODUÇÃO
Um dos principais desafios das empresas familiares é a sucessão da diretoria. Por mais sólido que seja um negócio familiar, a troca de comando durante a sucessão de cargos de liderança é um momento critico. A forma como acontece pode significar um futuro próspero ou a venda e até o fechamento da empresa. O avanço da concorrência em todos os segmentos econômicos tem exigido das empresas um grau de profissionalização cada vez maior. As empresas familiares, além desse desafio frente ao mercado, ainda se deparam com dificuldades intrínsecas às suas características, como a dificuldade em separar o que é família, empresa e patrimônio.
1.1 JUSTIFICATIVA
A grande maioria das pessoas têm sonhos e ideais e muitas destas pessoas trabalham e se dedicam por anos e anos na mesma empresa, trabalhando com seriedade, comprometimento, colaborando para o futuro do negócio, se qualificando e se tornando um diferencial no local onde trabalha e construindo uma vida melhor para sua família, mas de nada adianta tanta dedicação, esforço e destaque se esta empresa não tem uma definição clara e objetiva do futuro e aonde ela quer chegar.
Uma empresa tradicional e familiar, referência no que faz e com anos de mercado, precisa se preparar para uma longa vida profissional, sendo assim, seu fundador deve saber a hora de parar e deixar que alguém assuma o posto de presidente para que o negócio tenha continuidade e prospere por muitos anos, isso se chama profissionalização.
Profissionalização no mundo corporativo é a garantia de perpetuidade, segurança, desenvolvimento e crescimento para todos envolvidos no negócio. Para que a sucessão de uma empresa familiar seja bem sucedida, ela deve ser planejada desde cedo; os proprietários precisam preparar os herdeiros para os negócios, caso não estejam aptos, empresas especializadas poderão encontrar no mercado um profissional qualificado para ocupar este cargo.
Uma empresa