Sucesso e conflito no mundo do trabalho
O que determina o sucesso? A obtenção do sucesso depende do uso inteligente dos talentos, boa formação profissional, esforço individual, dedicação e foco em resultados. Além disso, o sucesso também resulta do modo como nos relacionamos com as pessoas, como lidamos com os eventos e como construímos nossa rede de relacionamentos pessoais e profissionais.
As pessoas costumam agrupar-se em função de algum interesse comum ou em razão da coincidência de valores e modos de pensar. Entretanto, mesmo quando ocorre essa identidade, não há como evitar conflitos, pela simples razão de que a competição está no cerne da condição humana, notadamente em uma sociedade onde a diferenciação entre as pessoas é naturalmente cultivada e estimulada.
O modo como costumamos lidar com o conflito determina a forma como nos comportamos. Para algumas pessoas o conflito chega a ser um estímulo ao cumprimento de metas que podem levar ao sucesso. Mas para outras, o conflito representa uma barreira quase intransponível.
O caminho do sucesso está repleto de conflitos e divergências de opinião, coisas que costumam inflar o ego e provocar incompreensões de todo tipo. As divergências e o conflito não são um mal em si, pois o importante é saber lidar com a diversidade e com a adversidade. É aí que entra o autoconhecimento, como forma de promover o equilíbrio entre aquilo que desejamos das pessoas e do mundo, e o que traduz a nossa verdadeira essência interior.
Quando lidamos com o conflito de modo consciente, somos capazes de transmutá-lo em estímulo e sabedoria. Mas quando o usamos para tirar vantagens pessoais em detrimento do outro, destruímos nossa capacidade de trabalhar em equipe, qualidade vital nos dias de hoje.
A solução de conflitos no ambiente de trabalho passa pela compreensão de que as pessoas vêm de realidades distintas e de processos educacionais desnivelados. Além é claro dos aspectos emocionais, culturais e psicológicos que compõem a