Substituto
A idéia central do filme é mostrar o quanto a tecnologia transforma o homem em refém da sua própria criação. (máquinas substituindo o homem)
2. Esta idéia tem alguma importância para a sociedade atual? Por quê?
Sim, observa-se que o comportamento da sociedade contemporânea se resume à vida virtual (orkut, facebook, etc.). Além do avanço do ramo tecnológico no setor de brinquedos, estéticas (plásticas), etc.
3. Qual a concepção de humanidade que é percebida no filme?
As pessoas não têm mais uma relação de humanidade, são vazias e alienadas, suas vontades são expressas através de robôs. O conceito de afeto, amor, carinho estão fora desse novo modelo de sociedade.
4. E a concepção de Deus?
A imagem de Deus é distorcida e surge então uma analogia a qual as pessoas vêem no criador das máquinas o símbolo de "O Criador" (Deus)
5. Discorra sobre as idéias de prazer, liberdade e autonomia apresentadas.
Na verdade existe uma "liberdade" alienada onde as pessoas utilizam os robôs como "escudo" para se sentirem protegidos de preconceitos e assim terem autonomia para fazerem o que quiserem através das máquinas.
5. Que atitudes dos personagens e situações surpreenderam vocês?
O momento que o policial (personagem principal) se viu sem o robô e então sua visão de mundo se tornou outra, uma vez que ao sair de casa ele se sentira incomodado, assutado como se não fizesse parte daquilo tudo.
6. Ver este filme pode ter alguma utilidade para a sua futura profissão de engenheiro? Argumente.
Sim, pois proporciona uma visão de decadência "humana" em meio ao uso negativo da tecnologia avançada, onde oas seres humanos viram de criadores à objetos da criação.
Enfim, sendo eu futura Engenheira, cabe a mim ter uma visão mais ampla a sábia de como deve-se manipular a tecnoligia, ou seja, utilizando-a como ferramenta para o "meu"