Substantivos Coletivos
Um substantivo coletivo designa, em gramática, um conjunto de objetos da mesma espécie; em geral os objetos devem estar em condições especiais para a acepção se aplicar. Em muitos casos, pode haver mais de um coletivo, dependendo da condição dos objetos.
Mediante a prática da escrita, servimo-nos dos recursos que a gramática nos disponibiliza. Entre tais, há distintos conteúdos, todos distribuídos de acordo com algumas partes específicas que a ela pertencem, isto é, morfologia, semântica, sintaxe, fonética, estilística e fonética. Todas mantendo entre si uma efetiva correlação, pois os termos que as constituem estabelecem uma relação mútua entre variados aspectos para tornarem-se materializados.
De forma esclarecedora, tomamos como ponto de partida o fato de a sintaxe estar intrinsecamente “atrelada” à morfologia, e assim sucessivamente, em se tratando das demais partes. E por ressaltá-las, especificamente enfatizaremos acerca de uma classe gramatical que também nos subsidia de modo a compor nosso discurso, tanto na oralidade quanto na escrita, ora representada pelos substantivos.
Estes, assim como tantos outros, se perfazem de características que lhes são próprias e, diga-se de passagem, a classe em questão revela-se pela sua complexidade. Assim sendo, ater-nos-emos a uma delas que se manifestam em virtude de uma particularidade – o fato de um substantivo comum (estando sob a forma singularizada) designar uma reunião de outros seres, todos da mesma espécie, denominado de substantivo coletivo.
De forma a conhecê-los melhor, abaixo segue descrita uma listagem com os principais exemplos que representam tal modalidade:
a) Músicas : repertório
b) Soldados : Tropa, légião
c) Religiosos : clero regular
d) Atores: elenco
e) lobos: alcateia
f) Flores: atadas
g) Frutas: cacho, colheita, safra
h) Camelos : cáfila
i) Abelhas: enxame
j) Bois: boiada
k) Cães: matilha
l) Alho e cebola: réstia ,
m) Porcos: manada
n)