Substantivo
São palavras que designam seres – visíveis ou não, animados ou não –, ações, estados, sentimentos, desejos, idéias.
MORFOSSINTAXE: FORMA E FUNÇÃO
Falar é uma atividade tão habitual e natural, que raramente o usuário de uma língua se dá conta dos mecanismos que regem qualquer ato de fala.
Classificação e Formação dos
Substantivos
Classificação dos substantivos
Substantivo Comum: Substantivo comum é aquele que designa os seres de uma espécie de forma genérica. É o substantivo que não é próprio. Por exemplo pedra, computador, cachorro, homem, caderno.
1)
02) Substantivo Próprio: Substantivo próprio é aquele que designa um ser específico, determinado, individualizando-o. Por exemplo Maxi, Londrina,
Luana, Natália, Ester. O substantivo próprio sempre deve ser escrito com letra maiúscula.
03) Substantivo Concreto: Substantivo concreto é aquele que designa seres que existem por si só ou apresentam-se em nossa imaginação como se existissem por si. É o substantivo que não é abstrato. Por exemplo ar, som,
Deus,
computador, pedra, Ester.
04) Substantivo Abstrato: Substantivo abstrato é aquele que designa prática de ações verbais, existência de qualidades ou sentimentos humanos. Por exemplo saída
(prática de sair), beleza (existência do belo), saudade.
Formação dos substantivos
Os substantivos, quanto à sua formação, podem ser:
Substantivo Primitivo: É primitivo o substantivo que não se origina de outra palavra existente na língua portuguesa. Por exemplo pedra, jornal, gato, homem.
1)
02) Substantivo Derivado: É derivado o substantivo que provém de outra palavra da língua portuguesa. Por exemplo pedreiro, jornalista, gatarrão, homúnculo.
03) Substantivo Simples: É simples o substantivo formado por um único radical. Por exemplo pedra, pedreiro, jornal, jornalista.
04) Substantivo Composto: É composto o substantivo formado por dois ou mais radicais. Por exemplo pedra-sabão, homem-rã, passatempo.
Gêneros - masculino e feminino Os substantivos, quanto ao