Substantivo
Quando eu estava no primário, hoje rebatizado de fundamental 1, a professora ensinou que substantivo abstrato era tudo aquilo que não se podia ver ou pegar. Deus, nuvem, fantasma, tudo isso seria substantivo abstrato. Bem se vê que ela nada entendia de gramática da língua portuguesa e este ensinamento errado me acompanhou por longos anos até que eu revi a gramática e vi meu erro.
Substantivos são nomes e sua classificação se dá por opostos que são:
· Primitivo ou derivado.
· Simples ou composto.
· Próprios ou comuns.
· Concreto ou abstrato.
· Coletivo ou não coletivo.
Assim sendo, o substantivo flor é primitivo, simples, comum e concreto; o substantivo corrida é derivado, simples, comum e abstrato, o substantivo corja é primitivo, simples, comum, concreto e coletivo; o substantivo pés-de-moleque é derivado, composto, comum e concreto; o substantivo Mariana é derivado, simples, próprio e concreto. A classificação se dá por oposições.
O substantivo abstrato é aquele que nomeia seres cuja existência depende da existência de outro ser. Para que haja o pensamento é necessário que alguém pense, portanto pensamento é um substantivo abstrato. Para que haja a corrida é necessário que alguém corra, portanto a corrida é substantivo abstrato.
São substantivos abstratos:
1. Qualidades: beleza, vício, inteligência, bondade, fé.
2. Ações: corrida, assassinato, encontro, colheita.
3. Estados: vida, sonho, clareza, ilusão.
4. Sentimentos: vergonha, amor, culpa, satisfação.
5. Sensações: fome, calor, aspereza, incômodo.
Os substantivos concretos são todos aqueles que não são abstratos. São definidos como aqueles que nomeiam seres de existência independente, sejam imaginários ou reais.
São substantivos concretos:
1. Lugares: Brasil, Itália, São Paulo, Júpiter.
2. Objetos: Isqueiro, panela, computador, fogão.
3. Instituições: parlamento, conclave, dinheiro, universidade.
4. Fenômenos: Noite, chuva, ventania, temporal.
5.