Substantivo
A Fonética estuda os sons da fala. O menor elemento sonoro da fala capaz de estabelecer distinção de significado entre palavras é chamado de FONEMA. Os fonemas a seguir revelam a marca da distinção entre os pares de palavras: lua / rua – dado / gado – mata / pata
Observações:
a. Não se deve confundir fonema com letra: fonema é um elemento acústico, enquanto a letra é um sinal gráfico, convencional, que representa o fonema. Por isso, nem sempre a quantidade de fonemas de uma palavra corresponde ao número de letras que se emprega para escrevê-la. Na palavra chuva, por exemplo, temos 4 fonemas, isto é, 4 unidades sonoras (x / u / v / a) e 5 letras, ou seja, 5 sinais gráficos.
b. Certos fonemas são representados por diferentes letras, é o caso do “s” = /s/ que pode ser representado por s-(pensar), ç-(preço), c-(cedo), ss-(passo), sc-(crescer), sç- (desço), x-(trouxeram) e xc-(excelente).
c. Muitas vezes a letra x pode representar mais de um fonema, como na palavra táxi.
Neste caso, o x representa dois sons, pois temos t/á/k/s/i = 4 letras e 5 fonemas Em certas palavras, algumas letras não representam fonema algum, como a letra h, por exemplo, quando inicia uma palavra como: hora, hoje, homem etc. Ou com as letras m e n (antes de vogais) quando são usadas apenas para indicar a nasalização de uma vogal (canto, tempo, campo etc.). Ex.:hoje 4 l, tempo 5 l, homem 5 l 3 f 4 f 4 f Dígrafo: é o grupo de duas letras (sinais gráficos) representando um só fonema.
Dígrafo que representam consoantes ch chapéu gu guerra, seguinte lh pilha qu leque, aquilo nh banho, ganhar sc descer, piscina rr barro, erro