Substancias Toxicas
(VIEIRA, Luís. Setor em Alerta para os riscos químicos nos calçados. Revista Tecnicouro. Editora IBTeC. Ano 2014.)
Setor em alerta para os riscos químicos nos calçados
Segundo o programa Fantástico ( exibido pela Rede Globo) diz que, segundo a inexistência de uma lei em nosso país sobre o assunto, está sendo permitida a entrada de mercadoria chinesa com altos níveis de cádmio. Segundo o laudo realizado, a cada 24 mercadorias, 14 apresentam um nível muito alto da substancia, podendo ser nociva aos seus usuários.
Os níveis de cádmio encontrados em produtos enviados pro Brasil são de 32%, o que é muito acima do permitido pela União Européia. No nosso país, o cádmio não consta na lista de produtos que necessitam de licença para sua importação, assim como não passam por supervisão da Anvisa, o que faz a carga ser liberada após que seu imposto for devidamente pago.
O que dizem os órgãos de fiscalização?
Após a exibição da matéria, os órgãos responsáveis (como a Anvisa e o Senacon) se manifestaram dizendo que o cádmio encontrado nas bijuterias não era nocivo aos seus usuários, portanto, a carga não necessitaria de recall, porém, os mesmos órgãos e o Ministério da Saúde reuniram-se para definir e elaborar estudos para a regulamentação do cádmio.
Não se trata de um caso isolado.
O ocorrido, que foi apresentado pelo programa, está muito longe de ser apenas um caso isolado, o que acontece é que um país onde existe falta de leis para se impor nesses casos, produtos nocivos continuarão a entrar no país e a prejudicar seus usuários. A empresa calçadista (que é uma dos principais usuários dessas bijuterias em seus sapatos) apóia que estudos sejam feitos sobre esses produtos nocivos.
União Européia e o Pioneirismo na fiscalização
Criado pela UE, o Reach, controla a fiscalização de produtos que possuem substancias que podem ser nocivas ou não.