substancias anafilaticas
2014
Introdução: ³Define-se anafiaxia, como uma reação sistêmica aguda grave, potencialmente fatal, decorrente da ação de mediadores infamatórios liberados por mastócitos e basófilos ativados após contato com uma substância causadora específica. Refere-se a uma manifestação imunológica de hipersensibilidade tipo I, mediada por IgE. Os sinais e sintomas podem aparecer dentro de segundos a minutos após a exposição a essa substância, sendo os mais frequentes: acometimento cutâneo, respiratório e cardiovascular.
Objetivo: ²Realizar uma revisão de literatura sobre as principais substâncias desencadeadoras de reações anafiláticas.
Metodologia : ²Revisão de literatura nas bases de dados Scielo , com seleção de artigos originais em português , espanhol e inglês , publicados de 2006 a 2014. Palavras-chave : anafilaxia, hipersensibilidade a fármacos, notificação.
Resultados e Discussão : ¹Foram registrados os casos clínicos de 113 pacientes, 49 do sexo masculino e 64 do sexo feminino, com idades variando entre 8 meses a 83 anos. Verificou-se a ocorrência de três principais grupos de agentes desencadeantes: medicamentos (51/113 pacientes); veneno de insetos ( 21/113) e alimentos (21/113). Isto ocorreu em todas as faixas de idade. Não se identificou agente desencadeantes em 12 episódios
(10,61%).Dez pacientes desenvolveram anafilaxia por mais de um agente.
Conclusão : ¹Estudando - se as causas de anafilaxia em pacientes avaliados por especialistas em Alergia e Imunologia Clínica no Brasil, verifica - se que medicamentos (analgésicos, AINH, antibióticos e iECA), veneno de insetos (abelha, vespa e formiga) e alimentos (leite de vaca e clara de ovo, em crianças; crustáceos em adultos) foram os principais de desencadeantes de anafilaxia.
Referência bibliográfica
¹Luiz A. G. Bernd (RS), Fernanda Fleig (RS), Manoel B. Alves (SC),
Rosangela Bertozzo (MT), Magna Coelho (MG), Joaquina Correia (MG),
Giovanni M. S. Di Gesu (RS), Regina W. Di Gesu (RS),