Subst Ncias H Micas E F Lvicas
HÚMICAS E FÚLVICAS
Importância na Agronomia
Samuel Duarte Carvalho
Bruno de Oliveira Cunha
Marcus Salathiel Costa Garcia
Eder Vinicio
Pericles
Samuel Bruno
Eduardo Henrique Matos Garcia
Os solos são formados por quatro componentes importantes, que se combinam e interagem entre si, que são: os componentes minerais, orgânicos, líquidos e gasosos.
Existe um consenso na literatura que indica a composição média ideal do solo sendo:
• 45% compostos minerais
• 5% compostos orgânicos
• 25% solução do solo (líquido)
• 25% gases
TRANSFORMAÇ
ÕES
CONTÍNUAS DO
SOLO
O ataque inicial aos materiais recentemente incorporados ao solo é realizado pelos componentes da mesofauna do solo como as oligoquetas, térmitas, formigas, entre outros. Logo depois, ocorrem transformações conduzidas por enzimas extracelulares produzidas por microorganismos ou exsudados radiculares. A fase inicial da biodegradação microbiana é caracterizada pela perda rápida dos compostos orgânicos prontamente decomponíveis (açúcares, proteínas, amido, celulose, etc), sendo as bactérias especialmente ativas nesta fase de decomposição. Na fase seguinte, produtos orgânicos intermediários e protoplasma microbiano recentemente formado, são biodegradados por uma grande variedade de microorganismos, com a produção de nova biomassa e liberação de CO2. O estágio final é caracterizado pela decomposição gradual de compostos mais resistentes, exercida pela atividade de actinomicetos e fungos.
MATÉRIA ORIGINADA
É dividida em dois grupos a matéria orgânica originado dessa transformação:
1º) Substâncias não-húmicas: constituído por proteínas, aminoácidos, polissacarídeos, ácidos graxos e outros compostos orgânicos de características físicas e químicas bem definidas.
2º) Substâncias húmiacas (SH): oxidação e subsequente polimerização da matéria orgânica, essa ultima responsável por inúmeros processos naturais.
BASICAMENTE, COMO SÃO
CLASSIFICADAS:
Com base nas suas solubilidades em meio aquoso, as SH
são