Subsolo
No último século, o nosso planeta tem vindo a sofrer várias alterações devido ao avanço da ciência e da tecnologia.
Tudo isto, permitiu ao homem, maior conforto e melhores condições de vida. Contudo, este sempre pensou que tudo o que a Terra nos oferecia era inesgotável, o que fez com que agisse de uma forma bastante irresponsável.
Toda a intervenção feita pelo homem pode causar impactos ao meio ambiente assim como no meio social e econômico, sendo influenciada pelo porte, uso e funcionalidade da obra em questão, podendo variar de uma pequena a grande significância de impacto, como barragens, aterros, grandes terraplenagens, entre outros. Neste trabalho discute-se a necessidade de mudanças na forma de se pensar o processo produtivo para permitir um crescimento econômico sustentável do ponto de vista ambiental. Num momento em que empresas de grande porte aderem a sistemas de certificação ambiental, convêm discutir se apenas isto é suficiente. O crescimento do impacto que a sociedade provoca sobre o meio ambiente global pode ser mais bem analisado se considerarmos três fatores principais, crescimento populacional, crescimento do consumo per capita e o impacto ambiental de cada produto que consumimos. Ao se discutir este último fator discute-se, de fato, a tecnologia utilizada e a parcela que lhe cabe na exaustão dos recursos naturais. As pressões por um meio ambiente mais equilibrado tem levado a indústria a adotar medidas para reduzir o impacto de suas atividades. Algumas empresas deram passos mais arrojados e passaram a pensar não apenas no impacto provocado pelas suas plantas industriais, mas no impacto ambiental provocado ao longo de todo o ciclo de vida dos seus processos e produtos.
IMPACTOS AMBIENTAIS DA AÇÃO HUMANA
Impacto Ambiental é a alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade, surgiu a partir da evolução da humana. Estas alterações precisam ser quantificadas, pois