Subs
-1580 WILLIAM BOURNE UTILIZOU TANQUES DE LASTRO PARA AJUDAR NA IMERSÃO
IMERSO NUM FLUIDO, UM CORPO SOFRE A ACÇÃO DE UMA FORÇA INVERSA (DE BAIXO PARA CIMA) IGUAL AO PESO DO VOLUME DE LIQUIDO QUE ELE DESLOCA. ESTE É O PRINCIPIO DE ARQUIMEDES, PRINCIPIO A PARTIR DO QUAL SE CONSIDEROU A POSSIBILIDADE DE CONSTRUIR UM NAVIO CAPAZ DE SER MANTIDO SUBMERSO, BASTANDO PARA ISSO QUE O SEU PESO FOSSE ALTERANDO COM A ENTRADA DE ÁGUA. DESTA FORMA CONCLUI-SE TAMBÉM QUE COM A EXPULSÃO DESTA ÁGUA TORNAVA-SE O NAVIO MAIS LEVE E ESTE VIRIA Á SUPERFICIE FACILMENTE.
ENTRE 1578 E 1801, VÁRIOS PROJECTOS FORAM DESENVOLVIDOS. NO ENTANTO SÓ O USS TURTLE, DE DAVID BUSHMELL (USADO NA DURANTE A GUERRRA DA INDEPENDÊNCIA AMERICANA 1776, 77 E O NAUTILUS DE FULTON SÃO DIGNOS DE REGISTO.
NO SÉCULO XIX, ENGENHEIROS FRANCESES E NORTE-AMERICANOS REALIZARAM ALGUMAS EXPERIÊNCIAS QUE LEVARAM AO PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO DESTE TIPO DE NAVIO.
EM 1890, FOI INTRODUZIDA A PROPULSÃO COM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA E MOTORES ELÉCTRICOS MUITO PODEROSOS COM BATERIAS EFICIENTES, ISTO TORNOU O SUBMARINO UMA REALIDADE.
A INVENÇÃO DO TORPEDO DEU AOS SUBMARINOS UMA ARMA EFICIENTE, E EM POUCO TEMPO, FOI ADOPTADO POR MUITAS MARINHAS, DURANTE AS DUAS GRANDES GUERRAS. OS SUBMARINOS DESENPENHARAM UM PAPEL EXTREMAMENTE IMPORTANTE.
Tipos de submarinos: Convencionais e Nucleares
A cota máxima a que um submarino pode ir, depende da resistência do casco resistente.
A sua forma arredondada também aumenta a sua