Submarinos
A ideia de navegar submerso é muito antiga, porém os primeiros protótipos de submarinos surgiram no século XVIII. Os primeiros submarinos usavam da força motriz humana, porém a tecnologia foi evoluindo com os propulsores, deixando de usar da força humana que gerava um grande risco ao tripulante. Com o surgimento dos torpedos os submarinos foram se tornar importantes armas navais, pois ao contrário do canhão, que era usado antes, ele possibilita um ataque oculto, ressaltando a característica mais importante dos submarinos. Com o passar do tempo o submarino passou por muitas modificações até chegar os dias de hoje.
Geografia serve para quê?
“... A geografia e a cartografia, em particular, são matérias que envolvem um conhecimento estratégico, o qual permite às pessoas que desconhecem seu espaço e sua representação passarem a organizar e dominar esse espaço”.
(Yves LACOSTE. A geografia, isso serve para fazer a Guerra. Campinas, Papirus, 1998).
Com essa citação, podemos ver que a geopolítica se liga com a geografia por meio de domínio do território aonde cada estado adota suas estratégias para administrar seus territórios.
USS Nautilus
●
Primeiro submarino movido a energia Nuclear, pertence a marinha dos EUA;
●
Capaz de ficar submerso até quatro meses;
●
No contexto da Guerra fria, significou uma enorme vantagem ao EUA, até o lançamento do submarino russo Hiroshima (K-19) que tinha uma grande autonomia e poder de fogo;
●
Em agosto de 1958 foi o primeiro submarino a atravessar o pólo norte;
●
Retirado de serviço em 1979, mas três anos depois decidiram recuperá-lo como um marco militar aonde encontra-se atualmente no “U.S Navy
Submarine Force Museum”.
SSK Soryu
●
Os Soryus são os submarinos com maior deslocamento que o Japão possui desde o pós-guerra;
●
Equipado com modernos sistemas de contra medidas eletrônicas, sonares e armados com torpedos.
●
Submersos podem chegar a 37 km/h;