Sublinhar
Sublinhar é uma técnica indispensável tanto para elaboração de esquemas e resumos quanto para destacar as idéias importantes de um texto.
Para que se possam identificar estas idéias importantes deve-se ter como requisito fundamental a compreensão do assunto, mas para que a técnica de sublinhar seja realmente eficiente algumas normas devem ser respeitadas, como nunca sublinhar parágrafos ou frases inteiras.
Para que a técnica tenha maior utilidade e praticidade, há sugestões que podem ser seguidas: sublinhar com lápis preto macio, para não danificar o texto; sublinhar com dois traços as idéias principais e com um traço as secundárias; dependendo do gosto pessoal, usa-se caneta hidrocor, em várias cores, podendo-se estabelecer um código particular: vermelho (ou verde) = idéias principais; azul (ou amarelo) = detalhes mais importantes; as anotações à margem do texto podem ser feitas com um traço vertical para trechos importantes e dois traços verticais para os importantíssimos.
E para analisar se a técnica teve eficiência desejada, é recomendado “no final do trabalho, fazer uma leitura comparando-se o texto original com o que foi sublinhado”.
ESQUEMATIZAR
Para Rauen “esquema é um tipo de produção textual que explicita a linha diretriz do autor de um documento de base”.
Assim esquema é a apresentação do texto, colocando em destaque os elementos de maior importância. Sua finalidade é difundir mais amplamente as informações facilitando para o leitor sua compreensão. Utiliza-se o esquema como meio facilitador para a memorização e a explicação do texto, usam-se muito pra tal feito linhas, setas, círculos colchetes, entre símbolos diversos.
2.1 Características do esquema
Na elaboração de esquemas, para que não fujam de seu projeto principal que é simplificar ao leitor a compreensão do texto, algumas características devem ser ressaltadas e observadas. Segundo Salomon:
Fidelidade ao texto original: deve conter as idéias do autor, sem modificação ou