Subjetivismo axiol gico
332 palavras
2 páginas
Subjetivismo axiológico:Para esta teoria, o valor depende dos sentimentos de agrado ou desagrado, do facto de serem ou não desejados, isto é da subjetividade humana individual ou coletiva.
Assim defendem o caráter subjetivo dos valores e reconhecem que estes são mutáveis e temporais ou transitivos. Os críticos desta teoria, contestam que se esqueça completamente as propriedades do objeto que o tornam valioso.
Subjetividade dos valores
-Os valores não têm a mesma importância para todos os indivíduos, daí que existam tábuas de valores bastante distintas (hierarquização dos valores).
-No entanto, e para que as relações interpessoais não sejam um caos, é conveniente que existam determinados valores sobre os quais todos os indivíduos a conviver em determinada sociedade tenham a mesma ideia (definição).
-Assim temos um Plano Axiológico (subjetivo, relativo a valores). Mas como os indivíduos vivem em comunidade, é necessária a existência de uma plataforma intrersubjectiva, ou seja, um acordo entre os sujeitos da comunidade sobre um determinado valor e a sua importância.
-Os valores só existem por mim, sou eu que os crio.
-O Valor não é universal porque "O valor não é, vale" o que quer dizer que é o Homem que determina o que é e o que não é valor.
- Esta conceção assenta na constatação empírica que ao longo dos tempos os valores estão sempre a mudar. O ideal de beleza numa época, por exemplo, torna-se num na expressão do mau gosto noutro período histórico.
Teoria subjetiva:
O subjetivismo axiológico ou a teoria subjetivista classifica que os valores são subjetivos, são dependentes de um sujeito, das suas preferências e apreciações valorativas, são criações do homem onde os objetos não são desejados valem por si mesmos, pelas suas qualidades, os objetos valem pela estima/valoração que lhes atribuímos, isto é subjetividade e relatividade dos valores. Mas o valor dos objetos/ações depende não só do sujeito como também são condicionados pelo espaço sociocultural