Subjetividade
1- A palavra subjetividade se refere ao processo pelo qual algo se torna constitutivo e pertence ao individuo; ocorrendo de tal forma que esse pertencimento se torna único singular. (Leontiev ).
O fato da subjetividade se referir aquilo que é único e singular do sujeito não significa que sua gênese esteja no interior do individuo. A gênese dessa parcialidade esta justamente nas relações sociais do individuo, em que ele se apropria de tais relações de forma única. Ou seja, o desenvolvimento da subjetividade ocorre pelo intercambio continuo entre o interno e o externo
2- Subjetividade: “Realidade psíquica, emocional e cognitiva do ser humano, passível de manifestar-se simultaneamente nos âmbitos individual e coletivo, e comprometida com a apropriação intelectual dos objetos externos.”(Dicionário Houaiss)
3- Subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme nos desenvolvemos e vivenciamos as experiências da vida social e cultural. (Ana M. B. BocK)
A síntese que a subjetividade representa não é inata ao individuo. Ele a constrói aos poucos, apropriando-se do material do mundo social e cultural, ao mesmo tempo em que atua sobre o mesmo.
4- Subjetividade: “Diz-se do que é válido para um só sujeito e que só a ele pertence, pois integra o domínio das atividades psíquicas, sentimentais, emocionais, volitivas, etc. deste sujeito“.(O dicionário Aurélio)
Saviani ( 2004), a partir dos estudos das obras de Marx, afirma que a essência humana não é abstrata e nem