Subjetividade e Personalidade
A subjetividade pode ser entendida como a forma que cada indivíduo é no seu interior, e a partir desse mundo interior é que se dá seu relacionamento com a sociedade, que pode ser entendida como o mundo exterior. Conforme o ser humano se desenvolve, o mesmo vai construindo a si próprio de acordo com as experiências pela qual passa, o que os torna singular e ao mesmo tempo os iguala,uma vez que todos os elementos que fazem parte da subjetividade são experimentados de maneira geral socialmente.
O mundo interno de todo e qualquer individuo constituí-se de suas emoções, sensações, pensamentos e sentimentos, características encontradas em todos. A singularidade na formação de valores são vivenciados por todos e irão complementar a experiência coletiva da população.
Conforme o ser humano se relaciona com os outros, haja visto que a subjetividade proporciona esse espaço, é que se constrói as características que moldam cada forma de ser de cada individuo.
Cada pessoa possui uma função dentro da sociedade, funções essas que variam de acordo com o local e o momento em que se encontram.
A subjetividade é responsável por coordenar e conhecer as várias possibilidades que constituem cada indivíduo.
Personalidade
Para a psicologia, a personalidade é um conjunto de características que torna possível a diferenciação dos indivíduos.
Essas características são temporais, pertencem as pessoas e permanecem com elas até sua morte. Dizem respeito à forma, o temperamento, a inteligência, ao caráter de cada um e até mesmo da maneira específica que cada ser se comporta.
Embora possam haver diversas pessoas que possuam características em comum, é sabido que não há personalidades idênticas assim como não existem pessoas idênticas.
A personalidade toma forma durante todo o processo de desenvolvimento da pessoa, desde o momento da gestação. Para a construção da mesma, são incluídos os aspectos genéticos, como o temperamento e os aspectos sociais nos quais se está