Subjetividade e grupos
O ser humano é gregário, e ele só existe em função de seus inter-relacionamentos grupais.
Um conjunto de pessoas constitui um grupo; um conjunto de grupos e sua relação com os respectivos subgrupos constitui uma comunidade; um conjunto interativo das comunidades constitui uma sociedade.
O número ideal de componentes depende do objetivo do grupo.
Grupo é quando os integrantes estão ligados por um objetivo que envolve sentimento de ligação como vínculo afetivo. Agrupamento é quando estão ligados a um objetivo que quando alcançado os integrantes se dispersão.
A subjetividade só acontece como processo, no contexto material, social, histórico, objetivo. Com análise no texto o mesmo informa que os "gestores" só conseguem compreender a problemática que aparece com o decorrer do trabalho decorrente das dificuldades pessoais ou das relações interpessoais.
Devido o conhecimento que o gestor possui do individuo frequentemente o mesmo coloca sobre ele a visão de o que esta dando de errado é devido a prequiça ou má vontade.
Pessoas em grupo não agem da mesma maneira de quando estão sós, pois quando estão em grupos o pensamento fica direcionado ao do outro e suas ações são levadas ao foco do mesmo objetivo e quando se está sozinho o pensamento é único, fazendo agir de forma diferente. Hoje no meu ambiente de trabalho temos uma equipes de quinze supervisores com idades, pensamentos e formas de agir e pensar muito diferentes,mas nossos colaboradores tem que receber as mesmas orientações e serem tratados com igualdade.Com base no contexto em geral se todos nós pensarmos em atingir o mesmo objetivo "empresa" e manter nosso foco no resultado certamente atingiremos a meta proposta para o