subgrupo 1a
Na análise qualitativa os cátions podem ser classificados em 5 grupos, levando em consideração o modo com que estes reagem com alguns reagentes seletivos, principalmente pela formação ou não de precipitados. A análise mais utilizada é aquela feita por via úmida onde as reações químicas ocorrem em solução aquosa de sais, ácidos ou bases. Esses eletrólitos, ao se ionizarem, permitem a identificação dos mesmos.
A classificação mais comum está relacionada com a diferença de solubilidade de seus cloretos, sulfetos, hidróxidos e carbonatos. O primeiro grupo I é constituído pelos cátions: Ag+, Hg22+ e Pb2+, é conhecido como grupo do cloreto insolúvel e tem como reativo o ácido clorídrico diluído. A separação destes cátions tem aplicação na indústria de fabricação de jóias, aparelhos elétricos, moedas, entre outros.
Os cátions do grupo I podem ser identificados em uma solução por meio de reações de identificação de certas propriedades, como a solubilidade, formação de precipitados, desprendimento de gases ou mudança de coloração.
Quando se adiciona ácido clorídrico (HCl) aos cátions do grupo I, eles se precipitam na forma de cloretos insolúveis. O cloreto mercuroso (HgCl2) é o menos solúvel, enquanto que o cloreto de chumbo (PbCl2) é bastante solúvel em água, sendo esse o motivo de ele não ser completamente removido.
2. OBJETIVOS
Realizar algumas reações químicas para entender comportamento dos cátions do subgrupo 1A.
Escrever as equações correspondentes aos experimentos para fortalecer o domínio do tema.
3. MATERIAIS E REAGENTES
Materiais:
Proveta
Tubo de ensaio
Béquer 250 mL
Funil de Buchner
Papel de filtro
Chapa de aquecimento
Reagentes:
Solução-problema
HCl (2 molar)
HNO3
K2CrO4
H2SO4
KI
NH4OH
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Em um tubo de ensaio, adicionou-se uma solução-problema e gotejou-se à esta HCl 2 molar, até não haver mais precipitação.
Filtraram-se os precipitados.
Transferiu-se o precipitado para