subestações
Herbert Augusto de Albuquerque , Fábio Henrique Ângelo Avelino , Cauli Guray Melo Freitas, José Valderlan de Azevedo , Euller Cardoso de Souza , Fernando Alves Balbino, Edson Sousa da Silva, Anderson Mapurunga Parente, Carlos Augusto S. Neto, Anderson Teixeira Oliveira.
Resumo
A energia eólica é obtida da energia cinética gerada pela migração das massas de ar provocada pelas diferenças de temperatura existentes na superfície do planeta. A quantidade de energia elétrica a ser produzida está diretamente relacionada à densidade do ar, à área coberta pela rotação das pás e à velocidade dos ventos.Destacamos a viabilidade do parque eólico do estado do Ceará como um empreendimento que atende satisfatória e plenamente às definições do mecanismo de desenvolvimento limpo e sustentável, alavancando o mercado local e nacional em busca de soluções para o sistema energético brasileiro.
Palavras chave
Energia eólica, Parque eólico do Ceará, Energia renovável, Desenvolvimento sustentável., Ventos Litorâneos.
Introdução
A crise energética mundial tem sido tema constante em inúmeros seminários das mais diversas áreas de atuação. A preocupação com o abastecimento de energia está relacionada ao aumento dos preços de mercado dos combustíveis fósseis e ao possível esgotamento das reservas petrolíferas nas próximas décadas. O consumo de energia está diretamente relacionado à qualidade de vida de uma sociedade, acarretando com isso no aumento contínuo do consumo de energia elétrica.Tal comportamento é comum tanto para os paises desenvolvimento, quanto para as nações em desenvolvimento, possibilitando investimentos em tecnologias novas que propiciem o progresso de pesquisas em produção de energias alternativas politicamente corretas, limpas e sustentáveis, entre elas a produção de energia elétrica com a utilização dos ventos, fonte gratuita, inesgotável e sem