Subestações blindadas e isoladas a gás sf6
FACULDADE INTESP - ENGENHARIA ELÉTRICA
BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
Wellington Mendonça de Oliveira
PROJETO DE PESQUISA: SUBESTAÇÕES BLINDADAS ISOLADAS A GÁS SF6
IPAUSSU SP
2011
Wellington Mendonça de Oliveira
Subestações Blindadas Isoladas a Gás SF6
Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Elétrica apresentado à Faculdade INTESP, como requisito parcial para obtenção do Bacharelado em Engenharia Elétrica, sob orientação do Prof. Marciano Silvestre da Silva.
IPAUSSU SP
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 PROBLEMA 4
1.2 HIPÓTESE 4
1.3 ESPECÍFICO 4
1.4 JUSTIFICATIVAS 5
2 CRONOGRAMA 5
3 DEFINIÇÃO DE TERMOS E SIGLAS 5
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
INTRODUÇÃO
As subestações no Sistema Elétrico são necessárias tanto no aspecto operacional, quanto na contribuição para a continuidade da entrega da energia elétrica, em termos da expansão do sistema, para que novos locais possam ser atendidos adequadamente.
Este trabalho tem por objetivo abordar o estudo de alguns detalhes da construção e funcionamento de uma Subestação Blindada Isolada a Gás SF6. Sendo mostradas as características do gás SF6 (Hexafluoreto de Enxofre) no isolamento da subestação.
Com esse estudo será mostrado algumas vantagens e desvantagens da implantação de uma Subestação Blindada Isolada a Gás SF6.
2 PROBLEMA
Manutenções continuas em subestações convencionais geram muitos gastos para empresas responsáveis, sendo com troca de equipamentos, vários trabalhadores para essas manutenções, entre outros gastos.
3 HIPÓTESE
A necessidade de construções de subestações esta crescendo cada vez mais, e este tipo de subestação blindada é sugerida para lugares onde os