Subdesenvolvimento e as Novas Tecnologias
Nessa data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação em Chicago. Milhares de trabalhadores foram às ruas protestar contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos, reivindicando, por exemplo, a diminuição da jornada de trabalho – que na época era de treze horas, no mínimo – para oito horas diárias. Uma greve geral de trabalhadores paralisou ou Estados Unidos, e no dia 3 de maio, um conflito entre policiais e operários provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato causou revolta nos trabalhadores, provocando mais enfrentamentos com a polícia. No dia seguinte uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket. Os oito líderes trabalhistas norte-americanos do movimento foram presos e responsabilizados pelas mortes. Alguns foram condenados à forca, outros a prisão perpétua.
Três anos mais tarde a Segunda Internacional Socialista, reunida na capital francesa em 20 de junho, instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas oito horas de trabalho diário. A escolha da data foi feita para homenagear as lutas sindicais e os operários mortos pela repressão policial nos Estados Unidos.
Em 1º de Maio de 1891 uma manifestação no norte da França foi dispersa pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serviu para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de