Subdesenvolvimento_Humano_Resumo
1435 palavras
6 páginas
Os países subdesenvolvidos dependem dos países desenvolvidos. Essa dependência se manifesta pela necessidade de atrair capital externo, dinheiro de empresas multinacionais para fazer investimentos produtivos em infraestrutura e atender as necessidades de alimentos e medicamentos dos que se encontram abaixo da linha da miséria. Nos países subdesenvolvidos, mesmo com investimentos vindos de fora, o capital que gera a infraestrutura destinada ao atendimento da população é insuficiente. A conquista do desenvolvimento só é possível pela construção de uma sociedade mais igualitária. Poderíamos citar o “Comunismo” como uma opção, pois sua ideia de governo tenta igualar as classes sociais, mas o regime ditatorial que o acompanha aniquila toda a sua eficiência, tornando-o um fardo ao invés de equilíbrio econômico e social para um país.Para um país denominado subdesenvolvido se recuperar e crescer acelerando em sua economia precisa que os países desenvolvidos também se recuperarem. Por exemplo, o “BRIC” (Grupo das Quatro Grandes Economias Emergentes: Rússia, Índia, China e Brasil) somados a outros. Nos últimos 30 anos, a China cresceu cerca de 9% a 11% ao ano; a Índia, em torno de 7% nos últimos 20 anos; e a Rússia, 7%, nos últimos 10 anos. Nos últimos quatro, o Brasil cresceu 4%, se não mudar seu comportamento e crescer, o Brasil acabará ficando de fora.
Mas tal pensamento de um não crescimento externo inibir o investimento diretamente em países que necessitam de infraestrutura básica é arbitrário, pois ainda que um país desenvolvido tenha um défice em seu crescimento anual, há grande desperdício de alimentos e mau direcionamento dos investimentos, utilizando verbas públicas para fins pouco prováveis, ou seja, o país teria condição de investir tamanho desperdício de alimentos e o capital perdido em países subdesenvolvidos.
Sem o investimento externo uma das questões principais seria como países pobres, ou relativamente pobres, iriam financiar um salto quantitativo e