suassure
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG
SAUSSURE E A LÍNGUA PORTUGUESA
GURUPI -TO
MARÇO DE 2010
FUNDAÇÃO UNIRG
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG
Curso: Comunicação Social Habilitaçao em Jornalismo
Docente: Sandro de Oliveira
SAUSSURE E A LÍNGUA PORTUGUESA
Acadêmica do 6º período:
Daiane dos Santos
GURUPI -TO
MARÇO DE 2010
CARVALHO, Castelar de. Para compreender Saussure. 12ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
A semiologia, ou semiótica é a teoria geral dos sinais, difere-se da lingüística, que é o estudo cientifico da linguagem humana. A semiologia preocupa-se não apenas com a linguagem humana e verbal, mas também com a dos animais, e de todo sistema de comunicação, seja ele natural ou convencional.
Suassure define o signo como a união do sentido e da imagem acústica. Para Suassure, conceitos é sinônimo de significado, ou seja, plano e idéia, algo como o lado espiritual da palavra, sua contraparte inteligível, em oposição ao significante, isto é, plano de expressão, que é a sua parte sensível. A imagem acústica é o significante.
Jakobson e a Escola Fonológica de Praga estabeleceram que a distinção entre som material e imagem acústica, o primeiro chamaram de fone, objeto de estudo da fonética. A imagem acústica denominou de fonema.
Os dois elementos – significante e significado constituem o signo, são interdependentes e inseparáveis, pois sem significante não há significado e sem significado não existe significante.
A língua, como acervo lingüístico, é o conjunto de hábitos lingüísticos que permitem a uma pessoa compreender e fazer-se compreender. É uma soma de sinais depositados em cada cérebro, mais ou menos como um dicionário cujos exemplares todos idênticos, fosses repartidos entre os indivíduos.
A fala, ao contrário da língua, por se constituir de atos individuais, torna-se múltipla,