Suas

1920 palavras 8 páginas
Balanço crítico do SUAS e o Trabalho do/a Assistente Social

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público não contributivo, descentralizado e participativo, criado a partir das deliberações da IV Conferência Nacional de Assistência Social e previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), o SUAS teve suas bases de implantação consolidadas em 2005, por meio da sua Norma Operacional Básica das SUAS (NOB/Suas). Esse modelo de gestão no qual é responsável pela gestão específica do conteúdo da Assistência social, organiza e regula em todo território nacional os diferentes serviços, programas e benefícios socioassistenciais, os quais são geridos pelos esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.
O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, serviços e benefícios, que serão desenvolvidos conforme a situação de vulnerabilidade na qual o indivíduo está inserido possibilita que os mesmo desenvolvam suas potencialidades e capacidade de aquisição, fortalecendo os vínculos familiares. Os serviços de proteção social básica serão executados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelas entidades que fazem parte da rede prestadora de serviços de Assistência Social.
“ O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS é uma unidade pública estatal de base territorial, localizado em áreas de vulnerabilidade social, que abrange um total de até 1.000 famílias/ano. Executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social. O CRAS atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário,

Relacionados