Sua aparência pode dizer como anda a saúde
Você se olha no espelho e nem se reconhece mais, tamanha as olheiras profundas e o aspecto cansado e oleoso da pele. As unhas fracas e maltratadas também não ajudam, mas antes de culpar o estresse por tudo isso, saiba que as mudanças na sua aparência podem ser sinais de que sua saúde não anda bem.
Prestar atenção no próprio corpo é essencial para prevenir e tratar algumas doenças. Uma queda de cabelo aparentemente inofensiva pode camuflar problemas como anemia, deficiência de ferro e alguma alteração hormonal na tireoide, enumera a dermatologista Ana Flávia Lemos da Cunha.
"Unhas e cabelos fracos e quebradiços são sinais de que é necessário checar a dosagem hormonal. Quando todas as unhas estão com essa aparência, também pode ser falta de vitaminas", explica a médica.
A queda de cabelo, a ansiedade frequente e o cansaço além do normal estavam preocupando a engenheira Menara Moscon Mendes, de 44 anos. Ela começou a perceber até ganho de peso mais rápido, apesar de estar controlando a alimentação.
Os sintomas estavam manifestando um problema no funcionamento da tireoide - no caso dela, hipotireoidismo -, além da deficiência de algumas vitaminas. "Eu não entendia o porquê da queda de cabelo nem porque me sentia daquele jeito. Não tinha nem disposição para fazer ginástica. Há três meses estou em tratamento, tomo os medicamentos e complexos vitamínicos e já me sinto bem melhor", conta a engenheira.
A pele muito oleosa, a queixa de acne (na mulher adulta) em regiões perto do pescoço, da mandíbula e até mesmo o aumento de pelos no queixo e tórax, por exemplo, também devem ligar seu sinal de alerta. Quando esses problemas surgem sem explicação e persistem, pode ser hora de procurar um ginecologista. Afinal, esses são sintomas da síndrome do ovário policístico.
"A acne também pode ser sinal de excesso de vitaminas do complexo B", afirma a dermatologista Alessandra de Mello. O