Styling
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA
DESIGN
Ana Thercia Mafra Farias
Leidiane Lainy Silva Pereira
HISTÓRIA DO DESIGN I
STYLING
São Luis
2014.1
Ana Thercia Mafra Farias
Leidiane Lainy Silva Pereira
HISTÓRIA DO DESIGN I
STYLING
Trabalho para a obtenção da terceira nota da disciplina de Historia do Design I na Universidade Federal do Maranhão.
Professora Luciana Caracas
São Luis, 30 de julho de 2014.1
Introdução
O presente trabalho é sobre o movimento Styling, mais concretamente sua ligação com a história do design. O objetivo deste trabalho é conhecer o movimento e entender sua importância para a profissionalização do designer. Ainda nesse trabalho podemos perceber que mesmo o Styling estando na história do design, não podemos confundir os conceitos dos dois, como fica claro no decorrer deste texto. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica enriquecida com textos de livros e da internet.
Surgimento e Conceito
O movimento Styling surgiu nos Estados Unidos, após a quebra da bolsa de valores de 1929. Se expandiu nos anos 20, com a evoluçao da Art Deco (está vinculado ao design e a art deco especialmente, pela sua preocupação com o visual do produto), e no final dos anos 30 e 40, que foi quando o aerodinaminismo se tornou uma febre na América no design industrial.
Este movimento surgiu com a intenção de incrementar as vendas, no caso, retomar as vendas em massa de produtos industrializados, segundo Tomas Maldonado, corresponde a uma modalidade de design industrial que procura fazer o modelo superficialmente atraente, para disfarçar eventuais falhas na qualidade. Com a expansão desse movimento, os designer se profissionalizaram e começaram a ganhar seu espaço nas “empresas”, prestando consultorias, firmando contratos e criando projetos importantes para a industria norte-americana.
O Styling, uma