Stuart Miil
MÓDULO: 1º Período
Curso: Serviço Social
Turno: Noite
Referência: "Os clássicos da Política" Vol 2
Editora Ática II Edição - 6. Stuart Mill e a Liberdade e Representação (pág. 189 – Elizabeth Balbachevsky – textos de Stuart Mill, pág. 200)..Organizador Francisco C. Weffort.
Resumo
Stuart Mill: Liberdade e Representação
John Stuart Mill (1806- 1873), aos 67 anos, testemunhou grandes mudanças na sociedade na política e na economia de seu país. Na metade do século XVIII houve a Revolução Industrial, que coincidiu com a história da Inglaterra, Stuart não viveu os primeiros momentos desta revolução, mas foi contemporâneo da sua última perfeição, quando os trilhos de ferrovias inglesas e estendiam por todos os continentes, atravessando várias regiões, foi ai que se consolidou o mais vasto império desta história: Império Colonial Britânico. Então surgiu a classe operaria a burguesia industrial e financeira e a universalização de uma economia de bases monetárias. Todos disputando para a construção de uma ordem moderna. Época também importante para as mudanças na política do país.
O resultado foi agrupados em dois blocos: Sistema de Contestação Pública, onde deixa claro que a oposição é interessante a todo e qualquer processo político que a sociedade enfrenta uma questão crucial, onde colocariam as riquezas e valores produzidos finitamente. O processo político sempre traz uma dose de competição, a “invenção” moderna cria mecanismo para acabar com essa competição, institucionalizando procedimento de dar voz a insatisfação, neutralizando os desagregados da oposição deixando para o governo resolver. O alargamento das bases sociais do sistema