Stresse No Trabalho
10 dicas para controlar o estresse no ambiente de trabalho
26-10-2012
Estresse não tem hora certa para aparecer. A tensão pode surgir tanto quando a economia está favorável, como nos momentos em que nada parece estar de acordo com o que planejado. Para piorar, quando tudo vai de mal a pior, as situações parecem ainda mais complicadas. Naqueles dias em que nada dá certo - e você se arrepende até de ter saído da cama – os problemas antigos parecem atrair ainda mais dificuldades.
Mas você já parou para pensar que melhorando pequenos detalhes da sua rotina, o dia a dia pode transcorrer com mais facilidade? A Dale Carnegie Training, empresa especializada no desenvolvimento de habilidades interpessoais, acredita que para diminuir o estresse não é preciso ir longe: basta investir na organização do tempo e na criação de novos hábitos. Assim, será possível trabalhar com todo seu potencial, atingindo resultados melhores e evitando que os problemas se acumulem.
Mas como fazer isso, afinal? Abaixo você encontra 10 dicas simples para que você e sua equipe controlem o estresse. Quais dos hábitos abaixo você já utiliza?
1. Viva o presente
Um profissional com comprometimento sabe diferenciar seus clientes, para que as experiências negativas não envenenem as demais. Não deixe que os sucessos ou fracassos influenciem o seu desempenho no todo.
2. Não supervalorize coisas triviais
Trivial é aquilo que é insignificante se comparado a outros aspectos da vida. Quando você dá atenção demais para essas banalidades, pode perder a perspectiva. Pense sempre numa visão do todo: isso vai ajudar a diferenciar o que é importante do que não é.
3. Aceite o inevitável
O que não tem solução, resolvido está. Ou seja, aceite quando a situação estiver num ponto em que você não pode fazer mais nada para modificá-la. Reconhecendo os limites do caso e os seus próprios será possível, pelo menos, dominar os aspectos emocionais do ocorrido.
4. Quanta ansiedade a situação merece?