Stress
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA PSICOPEDAGOGIA
STRESS PROFISSIONAL-BURNOUT
Alunas: Ana Sequeira
Daniella Nereu
Maria João Cardoso
Índice
1- Introdução
2- História do Stress
3- Conceito de Stress
4- Sistema Límbico- Gestão da Emoção
5- Causas do Stress
6- Homeostase
7- Sindrome de Burnout
8- Papel do Psicopedagogo
9- Valores Estatísticos sobre o Stress
10- Profissões com maior taxa de Burnout em Portuga
11- Testes de Burnout
12- Conclusão
13- Bibliografia/ Webgrafia
1-Introdução
Nas últimas décadas, a mudança da sociedade a todos os níveis passou a exigir do ser humano uma grande adaptação física, mental e social. Muitas vezes o que é imposto ás pessoas pelas mudanças da vida moderna e da necessidade de se adaptar a ela, acabam por expor as pessoas a uma frequente situação de conflito, ansiedade, angustia e destabilização emocional.
É comum dizer-se que a simples participação do individuo na sociedade, já preenche, um requisito suficiente para o surgimento da “Ansiedade”. Viver ansiosamente passou a ser considerada uma condição do homem moderno ou um destino comum ao qual todos estamos, de ligados de alguma maneira.
Procurando significados para a palavra Stress, ela significa “estar sob pressão” ou “estar sob a ação de um estímulo persistente”.
O individuo em contacto com algum estímulo tem um conjunto de alterações em resposta ao estímulo capaz de coloca-lo sob tensão. Essa reação do organismo tem um propósito evolutivo. É uma resposta que a natureza dotou os animais superiores do perigo. Há ate quem compare o stress com o susto, pois há semelhanças entre as alterações