Stress
“ Aqueles que deixam de dar importância ao pó que a criada não limpou, às batatas que a cozinheira não cozinhou, ou à fuligem que o limpa-chaminés não retirou…notarão que a vida é muito mais agradável do que quando se sentiam constantemente preocupados ou irritados com essas coisas.”
Bertrand Russell
In: A força do Optimismo
Definição de Stress
“Quando a circunstância vivida é considerada importante para o indivíduo e este sente que não tem aptidões nem recursos (pessoais ou sociais) para superar o grau de exigência que a circunstância lhe estabelece, então entra em stress. O stress surge quando o ser humano desenvolve a percepção de não ter controlo sobre a ocorrência. A percepção de não ter controlo pode ser real (de facto, o indivíduo não tem aptidões nem recursos pessoais e sociais que lhe permitam ultrapassar as exigências criadas pela situação) ou distorcida, isto é, o indivíduo tem aptidões e recursos mas sente subjectivamente que não são suficientes ou que não é capaz de os usar adequadamente.”
Vaz Serra
Síndroma de Adaptação Geral (SAG)
Conceito de resposta generalizada à agressão
(física, psicológica ou outra) que induz no organismo stress e provoca uma reação de alarme, mobilizando energias para a sobrevivência do ser agredido. Hans Selye descreveu a ocorrência de stress com três fases sucessivas:
- reação de alarme
- fase de resistência
- fase de exaustão
- Reação de alarme
A sua função é mobilizar todos os recursos do organismo para fazer face ao agente stressor
O organismo não pode manter a intensa estimulação orgânica da reação de alarme por muito tempo.
- Fase de resistência
Se o agente indutor de stress se mantém ativo, as reações fisiológicas entram na denominada fase de resistência.
A capacidade para resistir e enfrentar novas situações de stress pode ficar comprometida
O organismo fica vulnerável a problemas de saúde. - Fase de exaustão
Se os fatores