Stress stc
CP2 (B) – STRESS
DR -1
Introdução
Nas últimas décadas, cada vez mais há pessoas que sofrem de stress, afectando grande parte da população activa, sendo um dos grandes males do século XXI.
Actualmente, a nossa sociedade e o desgaste do dia-a-dia, provoca o aparecimento do stress, um sintoma muito comum entre a população em geral. Contudo, sentiu-se a necessidade de aprofundar um estudo acerca do tema.
O objectivo deste trabalho é dar a conhecer as causas do stress, compreender e divulgar as consequências e medidas de prevenção do stress.
Com o aumento do ritmo de vida nas sociedades actuais, são cada vez mais comuns as pessoas que sofrem de stress e cada vez se vendem mais medicamentos relacionados com este problema.
Este desgaste mental provém de uma reacção do organismo a fatores externos desfavoráveis. Inicialmente, é apenas uma espécie de “alerta” do corpo, com a descarga de adrenalina na corrente sanguínea. Caso os “factores desfavoráveis” sejam prolongados, a duração do “estado de alerta” também é aumentada. Com isso, o organismo passa a sofrer mais, e a pessoa passa a apresentar os seguintes sintomas:
- Irritabilidade; Desânimo; Medo; Crises de pânico; Esquecimento; O mínimo de ruído é incomodativo.
É muito comum que pessoas que sofrem de stress passem a procurar por fontes de prazer, tais como: o conforto nos prazeres gastronómicos, fazer compras, etc.
O stress pode ter causas pessoais, sociais, familiares e profissionais e a probabilidade de sofrer de stress depende da personalidade da pessoa e do seu estado físico.
O tipo de pessoas mais sujeitas a este problema são aquelas muito competitivas, exigentes com os outros e consigo mesmo, intolerantes, agressivas, sempre sobre pressão e que costumam fazer várias coisas ao mesmo tempo.
Este problema não surge de um momento para o outro. Desde uma pessoa no seu estado normal até uma pessoa no estado de stress vão três fases:
- Fase de alarme: é quando surge uma nova situação ao