Stress sobre Profissionais
A hospitalização é percebida como sendo uma experiência desagradável por determinar processos de perda, independente do tempo de permanência no hospital e da faixa etária, sendo que o paciente e seus familiares sofrem bastante neste momento tão difícil. Desse modo, o paciente e a família dos hospitalizados necessita de apoio, orientação e cuidados permanente de profissionais realmente envolvidos e comprometidos com tratamento.
O estudante, quando vê seus primeiros pacientes, é uma pessoa um pouco insegura, embora tenha na cabeça a ideia de ser tornar um profissional qualificado, por mais que não tenha uma experiência do trabalho pratico nem uma identidade profissional pronta, os primeiros encontros com pacientes acham-se geralmente associados com:
Incertezas e ansiedades;
Compreender os sentimentos do paciente;
Ser receptivo;
Lidar com os seus próprios sentimentos.
Ele se preocupa também com possibilidade de causa ao paciente sentimento penoso, choro, depressão, ser invadido pelos problemas levantados, invadir a intimidade do paciente. Nenhuma dessas ansiedades pode ser menosprezada, o fato de que seja experimentado mostra que o aluno esta em contato com seus sentimentos e trata de enfrentá-los.
A supervisão é essencial para a futura pratica satisfatória de sua profissão, é extremamente importante, neste estagio que o estudante tenha oportunidade de troca ideias, tanto com os colegas e com os professores. O contato do profissional com paciente sob estresse ocorre, na maioria dos casos, quando esta sob efeito de determinada tensão ou crise aguda, cabe ao profissional manter sempre o equilíbrio lembrando sempre que o paciente esta passando por uma fase difícil de sua vida.
Mas existem em alguns ambientes hospitalares, os descumprimentos dos profissionais que não tem qualquer iniciativa para melhorar o contacto