Stress no trabalho
Psicologia e Relações Humanas nas Organizações
Professora Romilda
Introdução
Este artigo tem o objetivo analisar os efeitos do stress no trabalho definindo suas causas e vulnerabilidade do ser humano a esses efeitos adversos tanto como fisiológicos como emocionais no ambiente de trabalho e também fora dele.
Ampliando o conhecimento sobre o adoecer
Ser humano: uma abordagem psicossomática
Aprendemos que o corpo humano divide-se em cabeça, tronco e membros, no entanto, na abordagem psicossomática nos mostra que é mais que isso, é na verdade um organismo todo interligado em profundas e complexas relações que embora pouco compreendidas, são permanentes em nossa vida. Algumas dessas relações referem-se às potencialidades biológicas, psicológicas e sociais, diferenciando entre si no funcionamento e reações. Contudo são totalmente interdependentes. Veremos a seguir cada uma dessas dimensões.
Dimensão biológica refere-se às características herdadas e os defeitos no desenvolvimento embrionário, chamados de defeitos congênitos, ou seja, o funcionamento do metabolismo interno e das resistências.
Dimensão psicológica corresponde a processos afetivos, emocionais e intelectuais, ao inconsciente, ao relacionamento com as pessoas e ao mundo.
Dimensão social relaciona-se as influencias de valores, das crenças e expectativas das pessoas com as quais se convivem em diferentes grupos onde os indivíduos passam no decorrer da vida. Inclui também influências do ambiente e as características ergonômicas dos objetos que utilizamos.
Essas dimensões básicas do corpo humano reagem às situações da vida dentro e fora da empresa.
O Ser humano é o seu corpo e não apenas tem um corpo
No corpo de cada ser humano estão às marcas de sua história, de seu esforço, de suas perdas e de suas vitórias, desencadeando impactos internos e externos ao corpo, conhecido como processo biopsicossocial. As dimensões biológicas, psicológicas e sociais são