STRESS NO TRABALHO TEM SOLU O
O trabalho é capaz de adoecer e o principal culpado por isso pode ser o stress. O stress é um mecanismo de defesa do corpo que pode desencadear inúmeros problemas, tanto físicos quanto psicológicos. Ele faz com que o corpo libere mais hormônios como a adrenalina e o cortisol provocando os seguintes sintomas:
Taquicardia;
Tensão muscular;
Boca seca;
Dores no estômago;
Irritabilidade;
Distúrbio no sono e apetite;
Sensação de cansaço;
Dificuldades na memória.
Já existem inúmeras pesquisas sobre o assunto, elas confirmam que trabalhar em ambientes estressantes e sob muita tensão pode aumentar em 70% o risco de um infarto e em 40% de outro evento cardiovascular, e até mesmo aumentam em 19% as chances de mulheres no desenvolvimento da diabetes.
O ambiente de trabalho, em geral, é o culpado pelo surgimento do stress nas pessoas, especialmente se nele há excesso de competitividade, pressão, relacionamentos conflituosos e agressivos. No entanto existe também a pré-disposição do sujeito que leva em consideração diversos fatores como pelo seu estado emocional, traços de personalidade específicos como dificuldade em se adaptar a novos ambientes e novos relações interpessoais, ou de tendência a se sobrecarregar.
A redução dos fatores que causam o stress no ambiente de trabalho é de grande importância e deve ser dada devida atenção. Algumas ações podem ser benéficas na diminuição do stress, como:
Conservar o bom relacionamento no ambiente de trabalho;
Manter a calma em reuniões de trabalho;
Gerenciar o tempo de trabalho para cada atividade;
Organizar as atividades de cada dia e delegar se necessário,
Realizar testes e exames periódicos;
Adaptar horários flexíveis e intervalos entre as atividades;
Ter um hobbie pode ser um bom escape,
Realizar campanhas de combate ao stress no trabalho;
Manter uma rotina de atividade física e alimentação saudável.
Cada sujeito reage de maneira diferente às situações adversas do cotidiano, a psicoterapia oferece