Stress laboral
A poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha alterar as propriedades físicas, químicas e biológicas desse meio, tendo um efeito nefasto sobre as espécies animais ou vegetais que nele habitam.
Solo
É um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera
Poluição do Solo
É a contaminação do solo por resíduos industriais ou agrícolas transportados pelo ar,
O uso indevido do solo e de técnicas atrasadas na agricultura, os desmatamentos, as queimadas, o lixo, os esgotos, a chuva ácida, o efeito estufa, a mineração são agentes causadores do desgaste de nossa litosfera.
A poluição de solo consiste numa das formas de poluição, que afecta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando maléficos directos ou indirectos á vida humana, á natureza e ao meio ambiente em geral.
A poluição do solo pode ser de duas origens: * Urbana * Agrícola
Poluição de Origem urbana
Nas áreas urbanas o lixo jogado sobre a superfície, sem o devido tratamento, são umas das principais causas dessa poluição. A presença humana, lançando detritos e substâncias químicas, como os derivados do petróleo, constitui-se num dos problemas ambientais que necessitam de atenção das autoridades públicas e da sociedade.
Poluição de Origem Agrícola
A contaminação do solo, nas áreas rurais, dá-se sobretudo pelo uso indevido de agrótoxicos, más práticas agrícolas (a exemplo do subproduto da cana-de – açúcar; dos curtumes e a criação de porcos).
As causas da Poluição do Solo
Na agricultura os insecticidas usados no combate às pragas prejudicam o solo, a vegetação e os animais. O DDT é o mais comum desses insecticidas.
As técnicas atrasadas utilizadas na agricultura como a queima da vegetação para depois começar o plantio. O terreno fica exposto ao sol e ao vento ocasionando a perda de nutrientes e a erosão do solo.
O lixo também tem o seu