Stress 2
Gláucia Patrícia Pereira Silva
RA: 2851183436
STRESS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Tutora Larissa Fernandes de Menezes
São Paulo - 17/04/2015
Introdução
Pense um pouco sobre até que ponto o stress causado no trabalho pode ser prejudicial para a vida do trabalhador, para os grupos aos quais pertence e para a organização.
A palavra stress foi tirada da engenharia e da física, significando tensão, mas na biologia o stress está relacionado à adaptação, pois um organismo melhor adaptado suporta mais o stress. Um dos primeiros a estudar o stress foi Hans Seyle, um fisiologista canadense, que em 1946 demonstrou que o stress era o efeito da ação de agentes agressivos contra o organismo. Em 1950, Seyle afirmou que o stress era a resposta à taxa de desgaste do corpo.
No século XX, as sociedades se tornaram mais competitivas, nos obrigando a conviver com pressões locais e globais. Com isso, as feras das cavernas foram substituídas pelo mundo moderno, pela família, pelo chefe, pelo trabalho e pela sociedade.
Deste modo, o stress pode ser definido como uma situação psicológica ou física que pressiona as pessoas de tal forma que esta situação gera uma grande tensão.
Um aspecto interessante é que o stress nem sempre é ruim. Existem dois tipos de stress, o negativo causado pelas frustrações e pelos problemas diários e o positivo. Normalmente este lado positivo impulsiona o indivíduo para alcançar um desempenho muito alto, como superar um limite. Ele é causado pelas coisas excitantes que ocorrem em nossas vidas como promoção no trabalho, ou mesmo ganhar na loteria.
Também conhecido como mal do século o stress está presente no nosso dia-a-dia. A todo o momento há atualização e desenvolvimento contínuo e rápido das ferramentas e tecnologias, o que faz com que devemos estar atentos para também aprimorar o nosso conhecimento e nos atualizarmos.
Essa busca constante de