Streams de java
Em JAVA, todas as considerações (ou quase todas) que se relacionam com as mais diferentes formas de se realizar a leitura e a escrita de dados a partir das mais diversas fontes e para os mais diferentes destinos, são reunidas e abstraídas no conceito de stream. Uma stream é uma abstracção que representa uma fonte genérica de entrada de dados ou um destino genérico para escrita de dados, de acesso sequencial e independente de dispositivos físicos concretos, formatos ou até de mecanismos de optimização de leitura e escrita. É, portanto, uma abstracção e, como tal, terá que ser sempre refinada e concretizada, e, em particular, ser associada a uma entidade física de suporte de dados, seja um ficheiro em disco ou em CD-ROM, um website, um array de bytes, uma string, um DVD, um outro computador da rede, etc. leitura Programa
streams
Fonte Destino escrita Streams como abstracções de leitura e escrita
Para ler informação, um programa abre uma stream sobre uma dada fonte de informação, por exemplo um ficheiro, a memória, um socket, e lê essa informação sequencialmente, ou byte a byte ou carácter a carácter. Inversamente, um programa pode enviar informação para um destino externo abrindo uma stream de escrita e escrevendo informação de modo sequencial na stream.
Streams de Java – Essencial
1
As operações de leitura e escrita sobre uma qualquer stream, obedecem a um padrão de funcionamento e utilização que é sempre muito semelhante.
try {
try {
abrir a stream ler enquanto não for fim processar ler
} catch(IOException e) { .. } }
abrir a stream processar informação enquanto não for fim escrever na stream processar informação catch(IOException e) { .. }
fechar a stream
fechar a stream
Em JAVA, existem dois grandes tipos de streams, designadamente,
Streams de caracteres (2 bytes), ou seja, streams de texto; Streams de bytes, ou seja, streams binárias. com dois tipos de funções fundamentais:
Leituras -