stop acidentes de viacao
_________
MOVIMENTO NACIONAL CONTRA OS ACIDENTES DE VIAÇÃO - STOP
PROEJECTO DE CRIAÇÃO DO “MOVIMENTO NACIONAL CONTRA OS ACIDENTES DE VIAÇÃO – STOP”
(Janeiro de 2004)
I – Uma história real
“Licenciado para morrer
A. Zibia, nasceu numa família pobre das terras de Chalane, um pouco a norte do Distrito de Manjacaze, sul de Moçambique. Seu pai mineiro de profissão e sua mãe camponesa tiveram muitas dificuldades para faze-lo crescer, juntamente com outros cinco irmãos, na sua maioria pastores de gado.
Zibia teve a sorte de interessar a um missionário de uma das igrejas protestantes que em Manjacaze pregam a Boa Nova do Senhor, pela sua inteligência pouco comum entre as crianças da sua idade, pois, com apenas segunda classe, lia a bíblia melhor que os próprios ajudantes do Homem de Deus.
É assim que providencia apoio incondicional para que A. Zibia pudesse continuar os estudos até que concluiu, em Xai-Xai, a 12ª classe, rumando depois para a batalha do ensino superior em Maputo, onde veio a seguir um curso de economia concluído muito recentemente com distinção de ter sido o estudante melhor classificado da faculdade.
No dia da graduação e ainda com as vestes típicas de quem já “limpou” a faculdade, A. Zibia seguia na viatura de um seu primo que se disponibilizara para leva-lo para casa onde seus pais, familiares e amigos lhes esperavam para a grande festa que marca a viragem de um menino ex-pastor de gado que, com esforço, se fizera economista.
Só que no percurso para a sua residência, num dos bairros periféricos da capital, a viatura em que viajava foi colhida por uma outra, cujo condutor estava em estado avançado de embriagues e o jovem economista encontra a morte imediata, deitando por água abaixo a esperança de uma família e do país inteiro que via no recém formado mais uma pedra angular para o combate à pobreza absoluta.
Episódios desta natureza ou similares repetem-se todos os dias nas nossas estradas. É,