STOKEHOLDERS
STAKEHOLDERS: Partes Interessadas.
É qualquer grupo ou individuo que foi afetado ou pode afetar a realização dos objetivos da organização. Defende que as decisões sejam tomadas para equilibrar e satisfazer os interesses de todos os públicos envolvidos com a organização. A teoria afirma que deve haver um equilíbrio entre os interesses dos diferentes stakeholders. No entanto, cada um dos stakeholders possui interesses e objetivos distintos.
Então o que isso quer dizer? Que STAKEHOLDERS são os STOCKHOLDERS(proprietários), a COMUNIDADE LOCAL, as ONGS, o GOVERNO, FORNECEDORES, CLIENTES e os FUNCIONÁRIOS.
E para explicar melhor os STAKEHOLDERS existe o MODELO do Prof. R. Eduard Freeman que leciona aulas de ADM na Universidade da Virginia e é Diretor Acadêmico do Instituto Business Roundtable de Ética Empresarial.
Vocês podem ver que o modelo demonstra como todos estão interligados.
OS STOCKHOLDERS são os proprietários, os acionistas que esperam algum tipo de retorno financeiro por essa porção.
GESTORES devem zelar por seus STAKEHOLDERS, porque a compreensão destes, é o segredo para estabelecer os relacionamentos que beneficiem e auxiliem a organização.
COMUNIDADE LOCAL garante à organização o direito de construir suas instalações, além disso deve preocupar-se em não gerar aspectos negativos para a comunidade como impactos ambientais, poluição da água ou do ar.
GOVERNO Determina as leis, que a empresa deve respeitar para operar no mercado, a empresa por usa vez ajuda o governo a resolver os problemas ambientais e sociais da sociedade.
CLIENTES Trocam recursos com a organização recebendo seus produtos ou serviços, fornecendo em troca o recurso monetário vital para a empresa.
FUNCIONÁRIOS em troca de seu trabalho esperam salários, segurança, benefícios, bem estar, reconhecimento, respeito, oportunidade entre outros.
FORNECEDORES são vitais para o sucesso da organização, pois o suprimento da matéria-prima