Sto agostinho
1 - Relação entre teologia e filosofia:
Santo Agostinho só aproxima a filosofia de Platão (neoplatonismo) do Cristianismo.. o Platonismo é visto como uma antecipação do cristianismo, que passa a ser naquela epoca a verdadeira filosofia.
A sabedoria do mundo é limitada. é preciso primeiro crer para compreender
A verdadeira e legitima ciencia é a teologia, é isso que ele quer dizer.. 2 - Teoria do Conhecimento.
-> Aí tem a enfase na interioridade e na subjetividade
-> Relação com a teoria da iluminação divina
Não se pode transmitir conhecimento pela linguagem.. ele fala muito sobre ensinar e aprender. A verdade habita dentro de nós e mora em nossa propria mente.
Cara é meio confuso mas da pra entender.. ele diz que a palavra não tem um valor interno sabe.. tipo, não conhecemos a verdade através das palavras não.. o conhecimento já tá dentro de nós e nao adianta tentarmos ensinar algo pra alguem, se a pessoa não entende varias vezes.. quer dizer que ela nao tem o conhecimento ou não descobriu que tem ainda..
Não conhecemos atraves das palavras.
Se quisermos a verdade, devemos nos voltar pro nosso interior. É olhando pra interioridade que descobrimos a verdade
Ele fala que Cristo está dentro de nós, na nossa mente, pois fomos construídos à imagem e semelhança dele, entao a nossa mente tem uma parte de Deus. Cristo está em nós mesmos e chegando a ele descobrimos a verdade e a felicidade. 3 - Teoria da História Santo Agostinho tem uma teoria propria da historia.. A história pra ele tem um sentido, é uma historia retilinea, tem um ponto inicial e um ponto final
A história passa a ser entendida como história da salvação. Todos os fatos, por mais inacreditaveis que aconteçam, tem um sentido se buscarmos compreender a Revelação divina. 4 - Problema do mal Deus criou todas as coisas muito boas; ai ele diz que o mal nao existe, é ausencia do bem, privação do bem,
Tudo o que existe pode ser