Still frame
HISTÓRIA (CARANDIRU)
Carandiru é um bairro da zona norte da cidade de São Paulo. Recebeu este nome pois o córrego Carandiru banhava a histórica Fazenda de Sant' Ana que originou a maioria dos bairros da zona nordeste paulistana. Parte do bairro situa-se no distrito de Vila Guilherme e parte no distrito de Santana. O Carandiru é nacionalmente conhecido por ter abrigado a Casa de Detenção de São Paulo, conhecida popularmente como o Carandiru (atual Parque da Juventude).
Fica entre as principais vias de acesso de São Paulo e próximo a vários locais de referencia.
Nos anos 70 houve uma invasão de terras, terrenos baldios da avenida Zaki Narchi, formando uma favela paralela à avenida. Após décadas de ocupação irregular e 5 incêndios em 9 anos, todas as moradias irregulares foram removidas no ano de 2005, para uma região que fica na divisa com o bairro de Vila Guilherme, dando inicio assim ao o primeiro Cingapura de São Paulo.
Curiosamente do outro lado da avenida há um hotel sofisticado, o Novotel Center Norte, que demonstra a desigualdade social da região.
Também é o local onde se encontra, a biblioteca de São Paulo, o 9º DP (Esta entre as cinco melhores do mundo, segundo pesquisa realizada pela ONG – ALTUS), a escola de samba X-9 Paulistana e o Departamento de Investigação sobre o Crime Organizado e também a estação Carandiru do metrô.
-------------------------------------------------
OPERAÇÃO URBANA CARANDIRU – VILA MARIANA
Desde 1998 já era eminente a destruição do conjunto prisional do Carandiru. Foi feito concurso entre arquitetos para a escolha do projeto do que ocuparia seu lugar
No entanto sua demolição ocorreu parte em 2002, terminando em 2005. O anuncio despertou a antevisão de que sua área seria mais valorizada após a implosão. E assim haveriam condições para a implantação de operações urbanas que pudessem promover melhorias. A área que a operação Carandiru abrange é de 1752 ha.
A ocupação