Stefany
Cronologia
Nasceu: 5 de junho de 1729.
Faleceu: de 4 de julho de 1789.
Filiação: João Gonçalves da Costa e Teresa Ribeiro de Alvarenga.
Natural de Várzea do Itacolomi, Mariana/MG
Formação
Formado em Filosofia pelo Colégio dos Jesuítas, Rio de Janeiro - 1744 / 49
Graduado em Direito Canônico, Universidade de Coimbra - 1753 Atividades
Advogado
Minerador
Secretário do Governo da Província - 1762 a 1765
Fundador da Arcádia Colônia Ultramarina - 1768
Juiz ordinário da Câmara de Vila Rica.
Juiz das Demarcações de Sesmarias do Termo de Câmara de Vila Rica - 1769 - 1773
Amotacé (inspetor encarregado da aplicação de pesos e medidas e taxação dos gêneros alimentícios) da Câmara de Vila Rica.
Advogado da Ordem Terceira de São Francisco de Assis.
Poeta
Trajetória de vida
Dr. Cláudio Manuel da Costa foi uma das personalidades marcantes do século 18 na Capitania de Minas Gerais. Foi um brilhante advogado, rico minerador, proprietário de terras e poeta inspirado.
Cláudio Manuel da Costa (1729-1789) Também conhecido como o "guardador de rebanhos" foi um poeta do Brasil colônia. Um dos maiores poetas do arcadismo, escola literária trazida da Europa, que valorizava a vida no campo e os elementos da natureza. Homem culto conhecedor de Camões e Petrarca, deixou uma obra literária muito rica. Foi aluno da Universidade de Coimbra. Sua carreira literária teve início com a publicação do livro "Obras Poéticas". Tornou-se conhecido também por sua participação na Inconfidência Mineira. É Patrono da cadeira nº 8 da Academia Brasileira de Letras.
Cláudio Manuel da Costa (1729-1789) nasceu na zona rural de Ribeirão do Carmo, hoje Mariana, em Minas Gerais. Filho de João Gonçalves da Costa, ligado à mineração, e Teresa Ribeira de Alvarenga, natural de Minas Gerais. De família rica, estudou no Colégio dos Jesuítas no Rio de Janeiro e em 1753 formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Em Portugal teve contato com as