steel frame
A construção civil é diretamente impactada por inovações, sempre buscando o melhor custo-benefício na transformação do espaço com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do ser humano. Considerando que o ritmo de vida contemporâneo é cada vez mais acelerado, em que tudo “precisa ser pra ontem”, alguns processos construtivos alternativos podem ser considerados - caso do Steel Frame.
Objetivos
Demonstrar o conceito de Steel Frame, discutindo suas vantagens e desvantagens.
Embasamento Teórico
Steel Frame, Steel Framing ou ainda Light Steel Framing (armação de aço) é um sistema construtivo baseado em uma armação leve de perfis de aço galvanizado moldados a frio, com espessura das chapas estruturais variando de 0,8 mm a 3,0 mm.
Também, é o “Processo pelo qual se compõe um esqueleto estrutural em aço formado por diversos elementos individuais ligados entre si, passando estes a funcionar em conjunto para resistir as cargas que solicitam a edificação e dando forma a mesma.” (SANTIAGO; et.al, 2005).
Assim, a armação em aço leve não é composta apenas da estrutura da edificação, também perfaz vedação, fechamento, vigas de piso, tesouras de telhado etc.
Esse sistema é uma variação do Wood frame (armação de madeira), amplamente empregado nos EUA a mais de 300 anos.
Imagem 1 – Construção em Steel Frame
Fonte: http://construtoradiamante.com.br/site/wp-content/uploads/2014/10/constru%C3%A7%C3%A3o-de-casa.jpg
As normas que regulam os perfis de aço são:
ABNT NBR 14.762 ; 2010 – Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio; e
ABNT NBR 6355 ; 2012 – Perfis estruturais de aço formados a frio — Padronização
O processo construtivo:
Imagem 2 – Desenho esquemático de uma residência em Light Steel Framing.
Fonte: Manual de Arquitetura do CBCA, p. 14
Fundações
Por se leve, a edificação em Steel Frame exerce uma carga no solo muito inferior à construção convencional de alvenaria. Dessa forma, não é necessária fundação profunda (estacas