Steel frame
O Ligh Steel Frame é um sistema construtivo e inovador que utiliza aço galvanizado em sua estrutura. Desenvolvido principalmente nos Estados Unidos da América, Canadá e em alguns países da Europa, onde 90% das construções são feitas por este processo a mais de cem anos. Há alguns anos que o Brasil vem empreendendo com este sistema. Para apresentar essa novidade utilizamos de toda sua eficácia para expor desde sua fabricação até seus métodos de aplicação, passo a passo da obra.
2. ORIGEM
Light Steel Framing é um processo construtivo introduzido nos Estados Unidos no século XIX. Ao terminar a Segunda Guerra Mundial, o aço era um recurso abundante e as empresas metalúrgicas haviam obtido grande experiência na utilização do metal devido ao esforço da guerra. Nos anos 80 aconteceu o grande declínio da qualidade da madeira empregue na construção e a grandes flutuações no preço desta matéria prima. Em 1991, a madeira usada na construção subiu 80% em quatro meses o que levou muitos construtores a passar a usar o aço imediatamente.
3. DEFINIÇÃO
O termo Light Steel Frame pode traduzir-se por Estruturas em Aço Leve. A palavra Steel indica a matéria prima usada na estrutura, o aço. A inclusão de Light, ou leve, indica que os elementos em aço são de baixo peso uma vez que são produzidos a partir de chapa de aço com espessura reduzida. Este sistema de construção é também conhecido no Brasil como "construção a seco" e seu estilo é caracterizado pelo nome "American Home" (Casa Americana). O sistema construtivo em Steel Frame é formado por perfis metálicos em aço galvanizado, com qualidade assegurada através de rigoroso processo de industrialização. Os perfis metálicos, interligados através de parafusos especiais autobrocantes, formam os painéis (paredes) que compõem um conjunto autoportante preparado para receber todos os esforços solicitados pela edificação. O Light Steel Framing é especialmente vocacionado para