stds
Resumo:
1 Introdução:
O nome terras raras provém do facto de que os elementos químicos que as constituem terem sido inicialmente isolados no final do século XVIII sob a forma de óxidos a partir de minerais raros.
As terras raras foram pela primeira vez assinaladas aquando da descrição do mineral negro ytterbite (também conhecido como gadolinitea partir de 1800), feita pelo militar e mineralogista Carl Axel Arrhenius no ano de 1787, a partir de uma amostra recolhida numa pedreira das proximidades da localidade de Ytterby, na Suécia2 .
Actualmente ao nome de terras raras TR associa-se o mundo de alta tecnologia, porque as suas aplicações estão estreitamente relacionadas com certos materiais cerâmicos especiais, catalisadores, supercondutores, lasers e magnetes especiais.
Poucos são os países que controlam a nível mundial a tecnologia do processamento das TR.
É estimado que cerca de 97% das terras-raras estejam localizadas na Ásia, especialmente na China, que detém 2/3 das reservas globais e 87% do total comercializado no mundo.5 Com praticamete o monopólio chinês das terras-raras, o preço desses commodities se valorizou muito no mercado mundial.5
O Cério, elemento mais abundante entre as terras raras, é mais abundante na crusta terrestre do que o cobre e o chumbo.
O cério foi descoberto na Suécia por Jöns Jacob Berzelius e Wilhelm von Hisinger, e independentemente na Alemanha por Martin Heinrich Klaproth, ambos em 1803.
O cério foi assim nomeado por Berzelius em homenagem ao asteróide Ceres descoberto dois anos antes (1801). O metal foi isolado em1875 por Norton e Hillebrand.
Os elementos do termo terras raras são elementos litófilos, isto é, são elementos mais enriquecidos na crusta terrestre que ocorrem naturalmente juntos, em certos ambientes, porque são todos trivalentes, à excepção de Ce pois este é 4+ (e do Eu que é 2+), e possuem raios iónicos semelhante. ( as diferenças físicas e químicas que se verificam entre