STC6- DR2
996 palavras
4 páginas
Ruralidade e UrbanidadeSTC-6:DR2
Diferenças entre agricultura intensiva, itinerante, sustentável e biológica
Agricultura Intensiva
A agricultura intensiva é um sistema de produção agrícola que faz uso intensivo dos meios de produção e na qual se produzem grandes quantidades de um único tipo de produto.
Requer grande uso de combustível e adubos, e pode acarretar alto impacto ambiental, pois não é utilizada a rotação de terra.
Agricultura Intensiva
A agricultura intensiva ou extensiva não permite que as terras se regenerem quanto aos seus nutrientes naturais, que não sejam os fertilizantes colocados pelo homem, pois este género de agricultura prevê o cultivo constante, e sem pousio, de culturas agrícolas com o objectivo de produzir produtos agrícolas para as cotas de mercado, respeitando o vinculado pela Política Agrícola Comum - PAC. Nela é utilizada a rotação de terra.
A agricultura intensiva é muito utilizada na agricultura moderna. Agricultura Itinerante
Agricultura itinerante é um dos métodos utilizados na agricultura. Consiste em atear fogo a áreas florestadas
(normalmente nomeado de queimada), de seguida fazer a desflorestação e finalmente semear. É aplicada em áreas de agricultura descapitalizada. A produção é feita em pequenas e médias propriedades, como também em grandes latifúndios. Praticada principalmente pelos indígenas. Agricultura Itinerante
Características
Ao não fazer uso das técnicas corretas como: adubar e sistemas de rega, somados a ação das chuvas ou da falta destas, a terra poderá vir a esgotar-se de uma maneira mais rápida e levar o agricultor a abandoná-la e usar o método noutra área, o que pode fazer com que tudo torne a acontecer, acarretando em mais desflorestação, mesmo que seja sem a intenção de fazê-lo, pois como o nome sugere, itinerante, mudar, trocar de lugar.
Mão-de-obra familiar e uso de técnicas tradicionais e rudimentar. Essa técnica é amplamente conhecida em países